Cansar faz parte do processo
Branding, Design e Comunicação, seja lá o que for, tudo isto é sobre pessoas.
Trabalhar com Branding, Design e Comunicação cansa. Cansa porque lutamos muito para conquistar nossos objetivos, cansa porque não é tão rápido e principalmente porque precisamos, às vezes, fazer o que não gostamos e interagir com clientes/pessoas que nos cansam.
Mas também cansa por simplesmente cansar. Queremos descansar, jogar vídeo game, viajar, sair para comer, acordar tarde, ler um livro e até treinar. Mas, ter tempo e dinheiro para viver tudo isto requer muito trabalho e cansa trabalhar e ainda não conseguir alcançar esta vida.
Cansar não é o problema, o problema é quando paramos de vez com todos nossos projetos e trabalhos por conta do cansaço. Nessas horas, é essencial não desistirmos e recordarmos que cansar faz parte do processo.
Não é errado ou ruim parar um pouco, tirar um tempo para nós mesmos e “sumir” para respirar e zelar pelas pequenas coisas e momentos. Ser designer também se constrói em momentos assim, na qual vivemos culturalmente e exercendo a multidisciplinariedade, assistindo um filme, lendo um livro, passeando, saindo, viajando e jogando conversa fora.
Quando nos permitimos reconhecer e aceitar que estamos cansados, damos um passo importante para nosso próprio crescimento. Nestas horas precisamos descansar e nos permitir, e principalmente nos prepararmos para voltarmos com tudo que temos a oferecer, sem passar por cima dos nossos próprios limites.
Não adianta forçar mudanças radicais, tirar energia de onde já não há, ou querer dar inicio a novos projetos enquanto que os que você estávamos realizando estão parados e sendo esquecidos. Precisamos ser pacientes e respeitar o processo, viver nossas experiências e entender o que vivemos.
Construir e manter o desenvolvimento contínuo de uma marca pessoal não é fácil e nem simples. A responsabilidade que temos é muito maior do que criar uma marca para um negócio fixo. Pessoas mudam, nós mudamos e todos os dias nós crescemos e aprendemos.
No fim, o que mais importa é a nossa vida. Porque trabalho podemos conseguir outro, mas viver, a oportunidade é única e agora.
Neste sábado, pedimos uma pizza e quando chegou, fiquei simplesmente satisfeito com a embalagem especial criada para o Setembro Amarelo. Não era apenas uma embalagem comum, para recordar. Foi desenvolvido um texto com propósito, uma narrativa que lhe convida a viver e refletir sobre o tema.
Uma embalagem que poderia ser visualmente mais bonita para algumas pessoas, mas que entregou com eficiência o seu propósito. Achei extremamente criativa e sensível a preocupação da pizzaria ao criar esta embalagem e a forma simples que foi realizada esta aplicação se destaca completamente de muitas pizzarias que celebram o Setembro Amarelo em suas redes sociais ou com frases típicas. Mas aqui, foi dado um passo a mais.
Criar uma boa narrativa e saber contar histórias é essencial na criação e no desenvolvimento de uma marca mais humana e acessível. Conexão e fidelidade se faz assim, com cuidado e originalidade.
Seu negócio não precisa somente de dinheiro para aplicar um bom Branding, mas principalmente de coragem e de uma boa história contada por uma pessoa para outra. Seja você mesmo.
Agenda
→ Toda terça-feira, às 7h
Edição semanal da Newsletter do Bruno no seu e-mail
→ Quinta-feira, 21/09, às 20h
Live semanal no Instagram | O valor do Design #003
Narrativas e identidade verbal, com Éve Menegotto
Muito obrigado por ter chegado até aqui! 💙
Curtiu? Então, não deixe de se inscrever, compartilhar com seus amigos e de principalmente me enviar seu feedback. Nos vemos em breve!